sexta-feira, 25 de agosto de 2006

Pontos Positivos e Negativos da deficiência

POSITIVOS

* Não pega fila no banco (de repente, você encontra milhares de parentes que você não sabia que existia! -- Risos)

* Consegue emprego mais facilmente (como disse anteriormente em outro post, o que tem de empresa se descabelando por nós, principalmente quem tem instrução, não é brincadeira! Por isso que insisto em dizer: Você consegue um emprego que preste, se você se preparar profissionalmente pra ele, tendo um estudo técnico!)

* Tem desconto quando compra um carro novo de até 40% (apesar de às vezes a gente ter que insistir contra a burocracia imposta por alguns órgãos, mas isso te inspira a não desistir mesmo!)

* Consegue mais facilmente fazer seus direitos valer, porque qualquer coisa você alega danos morais e preconceito...(Não tem empresa nenhuma, até hoje, que tenha conseguido algo contra mim, porque sempre eu tive razão! -- Mas claro, só vá atrás de briga se você sabe que seus direitos foram desrespeitados)

* Encontra o grande amor de sua vida, que se apaixona por você do jeitinho que você é. (Claro que existem os gigolôs, mas é só não confiar seus sentimentos logo de cara! De novo, o bom senso!)

NEGATIVOS
* Limitação a determinados lugares por falta de acessibilidade. Seja escolas, estabelecimentos comerciais, restaurantes ou o que for.

* Preconceito estampado em alguns estabelecimentos que formos... (Tive duas experiências tristes! A primeira, numa loja de calçados no shopping Iguatemi, uma concorrente da maior sapataria da cidade e a segunda, numa loja de roupas de playboys, metido a riquinhos...O cara nem me deixou entrar, já foi logo pegando no meu braço dizendo que eu não ia encontrar nada do meu gosto ali. -- Quase me acabo de raiva! Mas como na sapataria, o que veio antes da raiva foi muita vergonha, porque foi na frente de todo mundo!)

* Você não consegue encontrar facilmente alguém que goste de você por ser quem você é. (A maioria só vai atrás de você por interesse, e se não for por isso, alguns ficam por pena. Mas te traem com outra!)

* Limitação física para andar muito, para se relacionar (naquele sentido físico da coisa, sabe?)...E qualquer outra coisa que você necessite de habilidade física...

* Cuidado redobrado com a saúde! Infelizmente, a maioria de nós é dependente de medicamentos e acontece de sempre ficarmos com o organismo abalado...

* Sermos dependentes para o resto da vida de sondas uretrais...Pra quem não sabe, nós precisamos ir ao banheiro, usando uma sonda uretral de alívio. Colocamos na hora que precisamos e tiramos ao terminar, sendo jogado fora logo após o uso. Deus me livre ficar sem a minha bolsinha de "cat" = cateterismo (chamo de cat por apelido carinhoso mesmo)

* Às vezes perdemos o controle ou não temos o controle totalmente de nossa bexiga e somos obrigados a usar sempre uma fralda ou um absorvente para evitar imprevistos...(Antes eu não confiava de jeito nenhum em absorvente porque achava que se perdesse urina, meu mundo desabaria, mas hoje em dia, uso absorvente e me sinto segura) -- Eu decidi usar o absorvente porque ele marca menos na roupa e quando eu ficava nos amassos, quando o paquerinha chegava com sua mãozinha até mais embaixo, eu logo a puxava com medo que ele descobrisse meu "segredo", e excitação me fazia perder urina facilmente...

Eu sei que puxei um assunto bem delicado e que dificilmente alguém teria coragem de tornar público assim, mas deixar na ignorância ou deixar alguém voando com o que comentei acima, é que eu não vou. Senão, perde completamente o sentido de missão desse blog!

Essa questão do controle urinário, você consegue obter se tomar o remédio que retém a urina, o mais conhecido é o retemic. Quem diria, eu falar sobre esse remédio se nem mesmo eu tomo... Mas é por causa dos efeitos colaterais muito fortes...

Então, comecei a educar meu controle urinário: Antes de ir pros amassos, eu ia antes no banheiro e esvaziava a bexiga, coloco o absorvente e vou feliz e despreocupada. Você tem que acreditar que consegue segurar, e consegue. Tem que beber sempre líquido que é pra sua urina sempre sair límpida e sem riscos de infecção. E sabendo que você bebeu líquido, passe um tempinho e vá ao banheiro, mesmo sem sentir vontade. Alguns deficientes sentem quando a bexiga encheu. Eu sou uma.

É uma questão de saber se educar. Esses pontos negativos que citei são meio pesados pra quem sente na pele esses problemas, mas eles só serão bichos monstruosos em sua vida, se você permitir. Eu me chateio porque sou um ser humano, mas morrer por isso é que eu não vou.