terça-feira, 23 de novembro de 2010

Evento muito bacana e de grátis!

Duo em tripé, de Teresina (PI), com Luis Carlos Vale e Meirilane Dutra (DIVULGAÇÃO)

Trazer a dança para o dia a dia, espalhar o movimento pela cidade e reunir bailarinos e coreógrafos em apresentações solitárias ou em dueto. É para isso que ocorre, entre hoje e o dia 5 de dezembro, a IV Quarta Mostra de Solos e Duos de Dança. 

O evento, organizado pelo Centro de Experimentações em Movimentos (Cem) e pela Artelaria Produções, ocupará os espaços do Centro Cultural Cuca Che Guevara, o Theatro José de Alencar, o Sesc Senac Iracema e da Artelaria, e tem toda a programação gratuita.

Estão inscritos 42 trabalhos de grupos de dez cidades, seis do interior do Ceará, Fortaleza e Teresina, no Piauí. O trabalho piauiense é um duo de bailarinos em cadeiras de rodas. “Queremos com isso reforçar a sensibilidade dentro da dança”, disse a organizadora da Mostra, Silvia Moura. Sem curadoria, os trabalhos foram escolhidos com o seguinte critério: “A seleção é querer estar, é momento de absorver tudo”, explica Silvia. Em palco coexistirão trabalhos conceituais e outros mais abstratos, sem distinções. 

O formato de solos e duos foi escolhido porque, segundo Paulo José, coreógrafo, bailarino e organizador do evento, “existe uma lacuna para esse tipo de apresentação, de curta duração e experimentais, em Fortaleza”, explica Paulo. E Silvia completa: “existem coisas em que não cabem uma multidão, assuntos que tratam de um indivíduo ou no máximo de uma conversa a dois”.

Além de organizar o espaço, Paulo irá apresentar-se em três solos e um duo. Dos quatro trabalhos, três são inéditos. “A expectativa é de compartilhar o que eu tenho experimentado e, como terá um espaço de conversa, ter uma resposta imediata do público, ver se está funcionado”, explica Paulo. 

O projeto existe desde 2003 e surgiu com ideia de efervescer a cena local de dança. “Precisamos de projetos menores e cotidianos para estimular as pessoas criar, a estar junto, sem a pressão de uma competição, para conhecer os modos de operação, os sistemas de ideias. Ter um ou dois eventos não suprem essa necessidade”, defende Silvia.

SERVIÇO


IV MOSTRA DE SOLOS E DUOS DE DANÇA
Dias: De 22/11 até 5/12/2010.
Onde: Centro Cultural Cuca Che Guevara, Theatro José de Alencar, Sesc Senac Iracema e Artelaria (avenida da Universidade, 2642, Altos)
Entrada: Toda a programação é gratuita.
Outras informações: (85) 3283 0458 ou pelo endereço eletrônico http://soloseduos.blogspot.com.