sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Solta...Relaxa...Deixa estar...

Oi pessoas! Não sei quanto a vocês, mas poxa vida, que semana corrida!!

Sabe quando você passa por uma semana realmente produtiva, de crescimento e amadurecimento pessoal e profissional? Vivi isso intensamente nestes dias!

E posso dizer que foi a melhor coisa de 2010 que já me aconteceu como pessoa.

Aprendi com os extremismos do outro onde eu precisava melhorar para evitar o meu particular ataque. Muito escutei sobre meu temperamento, e pelo comportamento dos outros, eu tive a chance de identificar essas situações e destacar onde a Izabele surgia nas palavras e ações daquele colega.

Resumidamente, foi uma situação em que praticamente algum portador de necessidade especial chega a passar. De tão frustrado ou em alguns casos, revoltado, mesmo inconscientemente de sua situação, acaba agindo de uma maneira que, mesmo que não admita, demonstra que quer ser destaque em algo já que há algo nele que o inferioriza para os demais. Bom, essa é a mentalidade dele e...Bom, a minha também de certa forma... =/

Então, antes de mais nada, eu preciso comentar sobre a nossa mestra facilitadora do treinamento sobre liderança, porque ela nos passa várias atividades, acompanhamentos de caso e situações para lidarmos, ao tempo que nos passa o conteúdo necessário da nossa capacitação. Ela transforma uma aula, em algo extremamente prazeroso e faz você querer mais! Mas o mais interessante para resumir o que ela tenta fazer por nós é nos ensinar a confiar mais em nós mesmos.

Esse treinamento sobre liderança tem 18 integrantes, todos portadores de alguma necessidade especial. Dentre eles, apenas 5 são mulheres. As diferenças são bem variadas tanto em relação a cultura e formação, quanto comportamento e limitação. Mas todos têm o mesmo sentimento em comum, ralaram como eu, o dobro ou o triplo que alguém sem nenhuma limitação física necessitaria para conquistar a mesma coisa.

Essa facilitadora nos ajuda a identificar onde precisamos melhorar, e nos incentiva, destacando cada ponto forte e positivo que temos de modo a nos deixar preparados para o que estão querendo de nós, que é o melhor!

Nunca pensei ter uma oportunidade de me conhecer tão bem, saber verdadeiramente o que eu quero, que rumo devo tomar nas minhas decisões...Tipo, qual é minha verdadeira vocação, independentemente da escolha da minha área, qual seria o lugar ideal para meu perfil.

E o aprendizado com essas pessoas que estão vivenciando essa mesma experiência ao meu lado, são pessoas verdadeiramente incríveis. Cada uma com sua particularidade e história de vida, cada uma com essa bagagem de experiência, sofrimento, renúncia, coragem, garra, dor e fé que a deficiência colocou em suas costas, mas que sabem valorizar cada momento, que reconhecem e admiram cada pequeno passo que você dá porque sabem que o seu esforço para conseguir aquilo foi enorme! Eles entendem perfeitamente cada neura, cada situação passada e muitos sabem que o que você passou não foi porque você se passou de coitadinho em algum momento da vida, e sim porque foi realmente ultrajado e desrespeitado...

Lá, a gente desabafa, chora e ri muito. Aprendemos bastante com cada derrota ocorrida entre nossos colegas e nos sentimos renovados e estimulados a lutar com a conquista que o outro teve. Somos todos parte de um projeto piloto de uma multinacional muito bacana e extremamente potente no país...Mas se fosse pra dar um nome para essa turma, eu iria sugerir: Exclusivos Guerreiros, porque nós não somos diferentes dos demais, os outros é que são todos iguais.

Bom gente, em breve falarei um pouco melhor sobre algumas pessoas que se destacaram nessa turma e se tornaram minhas amigas de coração! Acho que é bem capaz de vocês terem boas doses de gargalhadas com o que vão ler...

Um maravilhoso e tranquilo fim de semana!