segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Policie sua postura!

Acho que isso acontece em qualquer lugar...

Seja numa instituição de ensino, uma empresa particular ou numa multinacional. Sempre tem um mala querendo puxar teu tapete de alguma maneira. Aquela pessoa que se faz de amiga quando você chega e depois começa a tentar te prejudicar e pelos motivos mais fúteis e bobos existentes na vida...

E como fazer para se sair dessa sem ser a principal vítima ou considerado o vilão da história?

1º passo - Seja observador;
2º passo - Fale o necessário, objetivo, crítico e sincero;
3º passo - Não seja curioso com o que não lhe diz respeito. Às vezes, isso é pra testar se você tem alto grau de fofoca no sangue.
4º passo - Seja proativo, ofereça ajuda mesmo que não seja da sua área. Lembre-se que não existe nada melhor do que trabalhar em equipe, especialmente equipe realmente unida! Só não deixe que montem em você, abusando de sua boa vontade...
5º passo - Seja receptivo mas não dê entrada para piadinhas ou brincadeirinhas que possam lhe comprometer posteriormente. Se não gostou de determinado comentário, há sempre uma maneira de agir sem precisar usar da arrogância ou grosseria para demonstrar que merece respeito.

E se você está realmente se sentindo prejudicado por alguma situação que determinado colega está lhe causando, fale logo, antes que ele se arme de defesas para dizer que você mal entrou e já está querendo causar confusão. Seja determinado, demonstre segurança no que diz e procure se afastar mantendo sempre uma postura cordial e profissional com esse colega.

Por que meu post está dedicado a esse assunto?

Porque eu sofri assédio moral no passado e não vou permitir que uma criatura se ache no direito de querer puxar meu tapete porque cargas d'água ela não faz o que é paga para fazer.

Caramba! Pensa aí comigo?! Você passa um tempo desempregado... Então consegue um emprego que realmente é aquilo que você sempre sonhou, você realmente se identifica, o emprego vira sonho realizado, então aparece uma criatura desocupada, que só quer saber da vida alheia e além de detonar todo mundo, você sente sua orelha esquentando toda vez que se distancia da dita pessoa...

Tome um banho de sal grosso assim que chegar em casa e adote essa postura. Se policie para preservar algo que você batalhou tanto para conseguir.