segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Inaugurado centro para deficientes na Barra do Ceará

O governador Cid Gomes (Pros) inaugurou, ontem, o Centro de Profissionalização Inclusiva para Pessoas com Deficiência (Cepid). O equipamento fica na comunidade das Goiabeiras, na Barra do Ceará, custou mais de R$ 6 milhões e deve atender 1.200 jovens e adultos.



A cerimônia contou com a presença do ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias, que destacou a importância do espaço: “País rico é um país onde todos os setores possam ter liberdade e cidadania.”

Para o titular da Secretaria Estadual do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), Josbertini Clementino, o Cepid vai ter impacto direto no cumprimento da lei de cotas para Pessoas com Deficiência (PCDs) em empresas, muitas vezes não considerada, conforme ele, justamente por falta de capacitação dessa parcela da população. “Temos o potencial de ter 23,5 mil vagas ocupadas por pessoas com deficiência. Mas, hoje, só 9,6 mil estão ocupadas. A partir da capacitação desse centro, vamos dar oportunidade de empregabilidade.”

Segundo o Censo 2010, 2,3 milhões de cearenses têm alguma deficiência. O Cepid ofertará cursos e atividades esportivas. “É importante o poder público dar a essas pessoas capacitação. Que identifique vocações, forme-as, treine-as e torne-as capazes de concorrer no mercado. E esse equipamento é para isso”, disse Cid. (Bruno de Castro)

Serviço

Centro de Profissionalização Inclusiva para Pessoas com Deficiência (CEPID)

Onde: avenida senador Robert Kennedy, 128, Barra do Ceará (Goiabeiras)

Matéria vinculada no O Povo em 15.02.2014